Todo trabalho tem seus riscos, mas estes aumentam na medida em que há mais perigos ou ameaças de sua natureza. Por exemplo, a Segurança na indústria petroquímica é muito maior do que em um restaurante ou escola, justamente pelas condições de alto risco que esta indústria possui.
RISCOS NA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA
Nas plantas petroquímicas, são usados muitos materiais e máquinas que podem ser muito perigosas e de risco iminente:
- Riscos químicos: por se tratar de instalações nas quais o petróleo e vários de seus derivados são processados com compostos químicos, há sempre alguma exposição a eles. Inalar, queimar ou impregnar-se com qualquer um desses produtos é muito comum e perigoso.
- Quedas: Outra situação normal são escorregões e quedas .
- Máquinas pesadas: nas plantas petroquímicas há sempre tráfego de máquinas pesadas que constitui um risco latente para todos.
- Incêndios: nenhum local está isento de ter um incêndio e muito menos este tipo de infraestrutura onde são manuseados tantos materiais perigosos.
- Explosões: os equipamentos de alta pressão presentes nesta indústria são um perigo de alto potencial que está sempre presente, com o risco de explodir ou gerar um vazamento.
DICAS E MEDIDAS DE SEGURANÇA NA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA
Diante de tantos riscos na indústria petroquímica, é sempre bom cumprir os padrões mínimos de segurança estabelecidos na Lei de Riscos do Trabalho e seguir estas 10 dicas básicas:
- Vigilância dos processos de produção: cuidar de cada tarefa é essencial para garantir a maior segurança possível.
- Uso de equipamentos de segurança individual: com o uso de botas apropriadas, capacete de proteção, roupas de segurança indicadas e todos os acessórios de segurança necessários, os riscos ocupacionais são significativamente reduzidos. Qualquer coisa que possa fornecer segurança é essencial e seu uso deve ser obrigatório.
- Uso de explosímetros e detectores de gás: isso é vital neste tipo de instalação onde se trabalha precisamente com materiais altamente combustíveis e explosivos.
- Elaboração de planos de emergência: no caso de um evento inesperado que coloque em risco a integridade de todos, devem ser definidos protocolos de emergência para ajudar a agir adequadamente em caso de qualquer incidente.
- Proteção coletiva: todos têm a obrigação de cuidar uns dos outros, portanto, se um trabalhador detectar alguma situação irregular de um colega que coloque todos em risco, ele é obrigado a chamar sua atenção ou denunciá-lo às autoridades imediatas. Todos devem estar plenamente conscientes de sua responsabilidade .
- Proteção individual: ao cuidar de todos pessoalmente, você estará contribuindo para a segurança coletiva, pois a possibilidade de incidentes e acidentes é significativamente reduzida.
- Treinamento constante: é sempre aconselhável se preparar em tudo relacionado à segurança industrial. A formação permanente ajuda a consciencializar , prevenir situações e estar preparado para enfrentar qualquer contingência.
- Planejamento prévio: cada tarefa a ser realizada deve ser muito bem organizada, todos os detalhes, ações, riscos e possíveis soluções para qualquer imprevisto que possa surgir devem ser levados em consideração.
- Identificação de riscos: assim que você entrar em uma área de trabalho, deve ser feita uma avaliação minuciosa de tudo que possa ser um risco potencial.
- Calma em todas as situações: Embora a velocidade seja essencial para resolver um problema, ela deve ser abordada com calma. Quando as coisas são tomadas com calma, podem ser resolvidas com mais lucidez e eficácia.
A segurança na indústria petroquímica é essencial para evitar acidentes em um ambiente de trabalho tão complicado como este. Você só precisa cumprir as regras e seguir as recomendações simples. Com isso muito é feito.
Você também estará interessado em: Características compartilhadas por EPI de petróleo e gás