Na nossa vida profissional, as mãos são, depois dos olhos, a ferramenta de trabalho mais importante. Um dos elementos de proteção individual mais utilizados para o cuidado das nossas mãos são, sem dúvida, as luvas de segurança . Dependendo dos trabalhos para os quais é recomendada, a luva pode proteger outras partes do corpo, como o antebraço.
AS 12 DICAS MAIS RELEVANTES
Seguem-se mais do que recomendações para prolongar a vida útil da luva . Deixamos-lhe uma série de dicas para garantir que a luva é devidamente conservada durante todo o ciclo da sua utilização.
- A primeira e mais importante recomendação: para garantir o bom uso e conservação da luva de segurança , sugerimos que você treine constantemente os trabalhadores para que tenham uma atitude preventiva com o material.
- Leia sempre a ficha técnica do fabricante e as recomendações de cuidados antes de usar as luvas.
- Use sempre as luvas apropriadas e da forma correta para realizar as atividades confiadas.
- Lave e seque as mãos antes de usar as luvas. Evita que estes sejam contaminados e se tornem um risco adicional para o trabalhador. Ignorar o processo de lavagem e limpeza das luvas pode expor o trabalhador a patógenos e agentes infecciosos.
- Estabelece um esquema ordenado para preparar, usar e coletar imediatamente itens de trabalho e segurança. Evite deixar as luvas em locais expostos a diferentes condições ambientais que possam afetar sua vida útil.
- Limpe e desinfete as luvas de acordo com as recomendações do fabricante, da ficha técnica ou do treinamento recebido.
- Guarde a embalagem das luvas para guardá-las após o término da atividade e a devida limpeza do elemento de proteção.
- Atribua um local de armazenamento longe de fontes de contaminação e umidade. Uma das causas frequentes de deterioração prematura desses elementos de proteção é geralmente a luz solar (especialmente para luvas de prevenção de riscos biológicos e químicos ).
- Dependendo da atividade ou tipo de luva, também é importante considerar o uso de luvas absorventes como barreira para evitar a passagem do suor das mãos para a cobertura interna da luva de segurança.
- Verifique sempre o estado da luva de segurança antes e depois da utilização.
- Em todos os tipos de luvas, o fabricante deve registrar a data de validade ou tempo de uso dos elementos de proteção individual. De acordo com essas indicações, é importante que sejam estabelecidos horários para agendar a troca das luvas.
- É muito importante que, dentro dos programas de segurança, se estabeleça a revisão das luvas para verificar seu uso adequado, higiene e conservação. Além disso, conhecimentos e recomendações que fortaleçam a segurança do trabalhador devem ser reforçados.
O QUE CONSIDERAR
A vida útil dos nossos elementos de protecção individual , as condições de utilização e a qualidade da sua manutenção .
CLASSIFICAÇÃO DAS LUVAS DE SEGURANÇA
Existem inúmeras luvas de proteção em função dos riscos a que o trabalhador está exposto. Os tipos de luvas também dependem da desteridade e das atividades a serem realizadas. Distinguimos três categorias de proteção . Categoria 1: Prevenção de riscos menores Categoria 2: Prevenção de riscos intermediários Categoria 3: Prevenção de riscos de alta complexidade Deve ser feita uma seleção adequada da luva de acordo com as atividades e tipos de risco a que o trabalhador está exposto. Lembre-se de estabelecer um critério básico para garantir a durabilidade adequada das luvas.
Você também estará interessado em: Luvas de segurança: mitos e verdades